Miúdos e Graúdos é um pequeno-grande espaço neste mundo infinito que é a Internet... Lê, navega, reflecte. A turma EFA S1 da Escola Secundária de Lousada criou este blogue a pensar em ti!

terça-feira, 9 de março de 2010

Para ti...


Era sexta-feira à noite.

Estava já eu sentada na sala, a remexer os meus papéis, quando o sorriso dos formandos chegou para aquecer a aragem fria do Inverno.

Se ao sétimo dia Deus descansou, o sexto foi criado para o Homem reflectir. - Pensava eu de mim para comigo mesma.

Nas 3 horas de Portefólio Reflexivo de Aprendizagens, pensa-se e repensa-se as actividades e trabalhos efectuados nas sessões de formação. Redige-se um resumo do que se aprendeu, como se fossem os alunos a fazerem o sumário e a mostrarem o que lhes ficou na mente e no coração. O mais essencial e o que mais nos toca... Sim, porque ninguém aprende aquilo de que não gosta ou aquilo que não quer.

Aprender é um processo de desconstrução e construção contínua, é como subires uma escadaria íngreme em que cada novo degrau se desenha no entrelaçar das tuas experiências com o mais magnífico computador do mundo: a noz que mora nesse primeiro andar, entre as tuas orelhas. Por isso, a motivação é fundamental!

E foi mesmo assim. Com motivação, com garra e com vontade, que a Raquel, depois de me mostrar um dos seus textos auto-críticos, se lembrou que seria muito interessante arranjar uma maneira de alertar os jovens e as crianças para os perigos que a Internet lhes pode, muitas vezes disfarçadamente, apresentar. A turma havia abordado o assunto nas semanas anteriores e ficou consciente dos benefícios que os novos meios de comunicação nos oferece, mas também preocupada com o outro lado da medalha. Aquele reverso feio, do qual muitas vezes só se fala já com a voz embargada de tragédia, em discursos tardios e demasiado sofridos.

Poderiamos evitar estes desfechos que muitas vezes nunca chegam a fechar? Melhor do que curar uma ferida na nossa alma, naquele sítio do peito que parece explodir quando vês o teu Clube ganhar o jogo ou quando falas com o rapaz dos teus sonhos, é não te expores primeiro ao risco.

Se nos becos sem saída, já só podes regressar de marcha-à-ré ou ficar irremediavelmente encostado à última das paredes, porque não navegar na Internet respeitando os sinais virtuais?

É este o nosso propósito. Informar-te. Aconselhar-te. Proteger-te.

Podiamos dizer-te: dá-nos a tua mão! Melhor diremos: dá-nos o teu clique!


A mediadora da turma:

Marta Miranda Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário